Procedimentos

Cirurgia plástica Reparadora

ACOMPANHAMENTO PÓS-OPERATÓRIO
O pós-operatório é extremamente importante. Trata-se do momento em que o paciente está com muita expectativa quanto ao resultado e mais sensível devido ao processo cirúrgico, então acreditamos ser importante acompanhar esse período de maneira cuidadosa e atentos para sanar qualquer dúvida ou intercorrência que ele apresente.
Pacientes com fatores de risco são acompanhados por equipe multidisciplinar de especialistas na área em questão durante o pré-operatório, transoperatório e pós-operatório.

Conheça abaixo os detalhes destes procedimentos:

PELE

TUMORES DE PELE
A pele, que é nosso maior órgão, é também onde ocorre mais da metade dos casos de câncer. Um fato que deve ser levado em consideração é que o tumor de pele, se diagnosticado em estádio inicial e tratado de forma correta, apresenta altos índices de cura. É importante que sejam observados fatores de risco. Dentre os principais encontramos: história familiar e pessoal, o tipo de pele dos pacientes (pele clara e olhos claros, loiros e ruivos), e exposição ao sol sem a proteção adequada.

É necessário que você faça o autoexame em frente ao espelho. Deve ser feito um exame de corpo completo: frente, costas, laterais, plantas de pés, genitais, couro cabeludo etc. Visualize e conheça seu corpo e suas pintas, observando se elas sofreram alguma mudança. Se perceber qualquer alteração, procure um profissional capacitado.

Dermatoscopia: Técnica que permite ao médico uma avaliação mais precisa, já que confere um aumento da visualização das lesões em torno de dez vezes.

Voltar
Este site tem caráter informativo. Para uma avaliação do seu caso, procure um cirurgião plástico.

Tumores Benignos

Felizmente a maioria das lesões de pele são benignas e dificilmente se transformam em câncer, nesses casos são realizadas cirurgias devido a razões estéticas. São exemplos de tumores benignos frequentemente encontrados:

Ceratose seborreica: Lesão que não se maligniza. Trata-se de uma crosta seca mais comum em pacientes idosos.
Ceratose actínica: Lesão pré-cancerosa provocada pelos efeitos dos raios UVA e UVB. Tem aspecto áspero e avermelhado em áreas expostas ao sol. Sofrem transformação maligna para carcinoma espino-celular (CEC).
Nevus (pintas): Lesão Benigna de coloração marrom ou preta e que pode sofrer transformação maligna. Pode ser removida por queixas estéticas ou ser acompanhada e removida se apresentar mudanças.

Voltar
Este site tem caráter informativo. Para uma avaliação do seu caso, procure um cirurgião plástico.

Tumores Malignos

CBC (Carcinoma basocelular): é o mais frequente dos tumores malignos (mais de 70%) e o de melhor prognóstico. Era mais comumente encontrado em pacientes de meia-idade e idosos, em áreas expostas ao sol, porém hoje em dia tem sido encontrado em pacientes cada vez mais jovens e que se expuseram ao sol por longos períodos e sem a proteção devida. Dificilmente evolui com metástases, mas cresce e se espalha. De 35 e 50% das pessoas que tiveram este tipo de Ca. vão ter outro em 5 anos. Precisa de acompanhamento.
Tratamento: Cirurgia com exérese (retirada) da lesão.

CEC (carcinoma espino-celular): São 20% dos tumores malignos. Também em áreas expostas ao sol. Acomete ainda mucosas, boca, lábio etc. Fatores de risco: tipo de pele, exposição ao sol, tabagismo (fumo). Apresenta um maior risco de invasão de tecido subcutâneo e linfáticos.

Melanoma Maligno (M.M.): Representa 4% dos tumores malignos da pele. Felizmente é a forma mais rara de todas e também a mais grave devido à alta possibilidade de metástases. Também mais comum em pacientes de pele clara. É importante a atenção a qualquer alteração ou mudança dos nevus (pintas). Usamos para isso a Regra do ABCDE: A – Assimetria, B – Bordas irregulares, C - múltiplas cores, D – Diâmetro maior que 0,5 cm, E – Evolução e mudança. É fundamental que o MM seja diagnosticado e tratado de forma precoce e correta, apresentando assim altos índices de cura.

Voltar
Este site tem caráter informativo. Para uma avaliação do seu caso, procure um cirurgião plástico.